Elena (10/mai/2013)



Elena 
Brasil, 2012
Direção: Petra Costa
Elenco: Elena Andrade, Li An, Petra Costa. 
Sinopse: Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade durante a ditadura militar e uma adolescência vivida entre peças de teatro e filmes caseiros. Também deixa Petra, sua irmã de 7 anos.
Entre aulas de atuação e testes de elenco, o que Elena encontra é uma realidade bem diferente da esperada. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: fitas de vídeo, recortes de jornais, diários e cartas. A qualquer momento, Petra espera encontrar Elena andando pelas ruas. 
Aos poucos, os traços das duas se confundem. Já não se sabe quem é uma e quem é a outra. 
Quando finalmente encontra Elena num lugar inesperado, Petra precisa deixá-la partir.
Duração: 82 min.
Site oficial: http://www.elenafilme.com/




Comentário:
Contada como uma carta à irmã morta, o documentário é uma colagem de velhos VHSs da década de 1990. Interessante pela imersão da mãe e da própria diretora em sua história, o que permite a empatia da audiência. Ainda assim, o filme falha em vários aspectos. Como história, não tem muita coisa a contar. A própria depressão que levou a irmã ao suicídio não é bem explorada, até porque não parece haver um detonador, tratava-se aparentemente de uma melancolia congênita, mas mesmo isso não fica claro. Outro problema é a pessoalidade, que transforma o filme mais na história da própria diretora, por vezes condescendente consigo. Na média é um bom documentário, mas superestimado pela crítica, graças à intensa campanha de lançamento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário