Curitiba Zero Grau (07/jun/2013)


Curitiba Zero Grau
Brasil 2010
Direção: Eloi Pires Ferreira
Elenco: Jackson Antunes, Katia Drummond, Rodrigo Ferrarini, Camila Hubner, Diego Kozievitch, Enéas Lour, Stephanie Mattanó, Olga Nenevê, Walter Neto
Sinopse: O filme Curitiba Zero Grau é uma crônica da vida urbana das metrópoles contemporâneas. Os fatos sociais vivenciados pelos atores Jackson Antunes, Edson Rocha, Diegoh Kozievitch e Lori Santos poderiam acontecer em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque ou no México, já que, essencialmente, o filme traz em primeiro plano os desafios e as dificuldades da vida cotidiana dessas metrópoles. 
Uma ficção sobre quatro histórias de vida que acontecem em uma semana extremamente fria na cidade de Curitiba. É nesse tempo e lugar que ocorre o encontro da vida de Jaime, Márcio, Ramos e Tião, que, simultaneamente, representam a vida das pessoas que nasceram neste lugar quanto das pessoas que vieram de outros espaços e adotaram este lugar como a sua cidade. 
O frio, em certa medida, assume o sentido metafórico da forma das pessoas se relacionarem umas com as outras, fato que acontece não só na cidade escolhida como geografia do filme quanto nas grandes cidades, pois, o trânsito e a dinâmica da vida em movimento, acabam afastando as pessoas, por outro lado, o filme também mostra que nestas condições, é possível o companheirismo, a solidariedade, mesmo em situações que beiram a tragédia.
O fator econômico é o elemento que desencadeia as ações dos núcleos familiares dos nossos protagonistas, sendo que este fator implica da desestruturação familiar à unificação de determinada família que partilha de uma mesma situação de opressão.
Em síntese, Curitiba Zero Grau representa a luta pela sobrevivência de famílias de diferentes categorias sociais que vivem nas grandes cidades, mas que neste filme, esta luta pela sobrevivência encontra mais um o complicador, o frio, seja no sentido literal ou simbólico desta palavra.
Duração: 115 min.
Estreia em: São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário