Amor Bandido (30/ago/2013)



Amor Bandido
(Mud)
EUA, 2013
Direção: Jeff Nichols
Elenco: Tye Sheridan (Ellis), Matthew McConaughey (Mud), Reese Witherspoon (Juniper), Jacob Lofland (Neckbone), Sam Shepard (Tom Blankenship), Ray McKinnon (Senior), Sarah Paulson (Mary Lee), Michael Shannon (Galen), Joe Don Baker (King), Paul Sparks (Carver), 
Bonnie Sturdivant (May Pearl), Stuart Greer (Miller)
Sinopse: Dois garotos conhecem um fugitivo e fazem um acordo para ajudá-lo a reencontrar seu grande amor. 
Ellis e Neckbone, 14 anos, descobrem numa das suas escapadelas diárias um homem refugiado numa ilha no meio do Mississipi. É Mud: um dente a menos, uma serpente tatuada no braço, uma arma e uma camisa da sorte. Mud é também um homem que acredita no amor, uma crença a que Ellis precisa desesperadamente de se agarrar para tentar esquecer as tensões diárias entre os pais. Depressa Mud faz com que os 2 adolescentes contribuam na reparação de um barco que lhe permitirá sair da ilha. No entanto, é difícil para os garotos saberem se o que Mud diz é verdade ou mentira. Será que ele realmente matou um homem, que é perseguido pela justiça, por caçadores de recompensa? E quem é a moça misteriosa que desembarca na pequena cidade do Arkansas?... Com Matthew McConaughey, Tye Sheridan, Sam Shepard e Reese Witherspoon. Estreou em Cannes 2012, depois Sundance 2013.
Duração: 130 min.



Website: http://mud-themovie.com/
Facebook: https://www.facebook.com/MovieMud






Comentário:
Este é apenas o terceiro filme de Nichols e seus filmes estão cada vez mais consistentes. Ele os dirige e escreve como histórias simples, mas cheios de nuances, metáforas mais ou menos óbvias e, principalmente, com um timing extasiante. 
"Mud" capta o momento exato do amadurecimento de um garoto de 14 anos, quando começa a desvendar o mundo feminino. Ao encontrar um fugitivo, o Mud (lama) do título, vivendo num barco sobre as árvores, identifica nele um modelo de amor ás mulheres, que aos poucos se desvanece. Mud quer colocar seu barco para navegar, com sua amada a bordo, mas esse não parece ser o plano dela. 
Os personagens masculinos são representados por seus barcos. O pai vive numa casa-barco, que na verdade pertence à esposa, que cansou de um marido que nada constrói, quando ela o abandonar, o barco será destruído pelas leis locais, que não permitem mais esse tipo de moradia. O próprio garoto, divide suas aventuras a bordo de um barquinho, com um amigo de infância. O tio do amigo vive de caçar pérolas. O garoto parece ter encontrado sua própria pérola, May Pearl, uma garota mais velha, que o descarta rapidamente. Há ainda o velho pai de Mud, que era um atirador de elite e depois da morte da esposa no parto, vive solitário numa outra casa barco, vizinha do garoto. 
Embalando isso tudo, há a história policial da perseguição a Mud, que mantém uma tensão permanente. 
O elenco é fantástico, a começar pelo garoto Sherydan - de 'Árvore da Vida' - e seu amigo - o estreante Lofland -; no papel-título está Matthew McConaughey, um ótimo ator em uma de suas melhores composições; a bela e boa atriz Reese Whiterspoon está perfeita como a difícil Juniper; há Michael Shannon, ator-fetiche de Nichols, no papel impagável do tio caçador de "pérolas"; o escritor Sam Shepard como o pai; e vários outros perfeitos em papeis secundários. 
"Mud" guarda sob a lama aparente, um tesouro a ser descoberto. Um grande filme, que deveria ter sido premiado em Cannes onde foi lançado em 2012. 
Longa vida a Jeff Nichols!




















Nenhum comentário:

Postar um comentário