A Voz Adormecida (12/jul/2013)



A Voz Adormecida
(La Voz Dormida)
Espanha, 2011
Direção: Benito Zambrano 
Elenco: Inma Costa, María Leon, Marc Clotet, Daniel Holguín, Ana Wagener, Susi Sánchez, Berta Ojea, Lola Casamayor, Ángela Cremonte
Sinopse: María León interpreta a Pepita, uma jovem cordobesa de origem rural, que vai a Madrid no pós-guerra para estar perto de sua irmã Hortensia (Inma Cuesta) que está grávida e na prisão.Pepita conhece Paulino (Marc Clotet), um valenciano de família burguesa, que luta junto a seu cunhado na serra de Madrid. Apesar da dificuldade de sua relação, se apaixonam. Hortensia é julgada e condenada a morte. A execução será feita somente após o parto. Pepita tenta por todos os meios e em todas as instancias que cancelem a execução. Vai todos os dias a prisão com o objetivo de que lhe entreguem o futuro filho de Hortensia, suplicando que não o entreguem prá adoção, ou o internem num orfanato.
Duração: 128 min.





Reino Escondido (17/mai/2013)



Reino Escondido
(Epic)
EUA, 2013
Direção: Chris Wedge
Elenco: Colin Farrel, Jason Sudekis, Beyoncé Knowles, Amanda Seyfried, Josh Hutcherson, Steven Tyler, Pitbull, Christoph Waltz. 
Sinopse: No meio da floresta existe uma batalha entre as forças do bem, que querem manter o reino natural vivo, e as forças do mal, que pretendem destrui-lo. Quando uma garota adolescente é transportada para este mundo mágico, ela tem que lutar junto dos homens-folha e outros guardiões da natureza para salvar o mundo que ela conhece.
Com exibição em 3D. Duração: a definir.





Raça (17/mai/2013)



Raça
Brasil, 2012
Direção: Joel Zito Araújo e Megan Mylan.
Elenco: Netinho de Paula, Paulo Paim e Miúda dos Santos.
Sinopse: A história de três pessoas na linha de frente da batalha contemporânea pela igualdade em um país que se orgulha de ser exemplo de democracia racial. 
Duração: 106 min.




O Massacre da Serra Elétrica 3D – A Lenda Continua (17/mai/2013)



O Massacre da Serra Elétrica 3D – A Lenda Continua
(Texas Chainsaw 3D)
EUA, 2013
Direção: John Luessenhop
Elenco: Alexandra Daddario, Dan Yeager, Trey Songz, Scott Eastwood, Tania Raymonde, Shaun Sipos e Keram Malicki-Sánchez. 
Sinopse: A trama começará de onde o original parou e será centrada em Heather, vivida por Alexandra Daddario, que descobre ter herdado uma casa no interior do Texas. Obviamente, não deve demorar para que os vizinhos surjam.
Com exibição em 3D. Duração: 92 min.




As Hiper Mulheres (14/jun/2013)



As Hiper-Mulheres
Brasil, 2012
Direção: Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro
Elenco: Tugupé, Sandaki, Kamankgagu, Kanu, Ajahi, Aulá, Amanhats.
Sinopse: Temendo a morte da esposa idosa, um velho pede a seu sobrinho que realize o maior ritual feminino do Alto Xingu, para que ela possa cantar uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente. 
Duração: 80 min.








Giovanni Improtta (17/mai/2013)



Giovanni Improtta
Brasil, 2011
Direção: José Wilker
Elenco: José Wilker, Andréa Beltrão,Yago Machado, Thelmo Fernandes, André Mattos, Hugo Carvana, Felipe Camargo, Othon Bastos, Sérgio Loroza, Milton Gonçalves, Gregório Duvivier, Otávio Muller, Otávio Augusto, Cacá Diegues, Jô Soares.
Sinopse: Giovanni Improtta (José Wilker) é um contraventor que sonha com a ascensão social. Ao saber que a lei dos cassinos está sendo negociada nos bastidores, ele resolve entrar para o ramo. Para limpar sua imagem recorre ao vereador evangélico Franklin (Thelmo Fernandes), seu velho amigo, que lhe consegue o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. Apesar de ser casado com Marilene (Andréa Beltrão), Giovanni mantém um caso tórrido com Patrícia, filha de um figurão. Como o pai dela não gosta do romance, Giovanni decide agradá-lo comprando um rim, de forma a resolver os problemas renais do sogro. O que ele não esperava era ser acusado de tráfico de órgãos e, para piorar, que o promotor responsável pelo caso fosse assassinado. Giovanni logo se torna o suspeito número um do crime e precisa encontrar um meio de provar sua inocência.
Duração: 100 min.




Finalmente 18! (17/mai/2013)



Finalmente 18! 
(21 and Over)
EUA, 2012
Direção: Jon Lucas e Scott Moore
Elenco: Justin Chon, Sarah Wright, Miles Teller, Skylar Astin, Jonathan Keltz, François Chau. 
Sinopse: Uma hilária comédia onde dois amigos de infância levam um outro amigo certinho para celebrar seu aniversário de 21 anos na noite anterior a uma importantíssima entrevista para a faculdade de medicina. Mas quando uma cerveja leva à outra, a noite entra em um espiral de selvagens desventuras épicas de devassidão e caos que nenhum deles jamais irá esquecer. 
Duração: 93 min.



Comentário:
O curiosíssimo título nacional retira três anos da idade do protagonista, já que por aqui a idade mínima para consumir álcool é de 18 anos, mas é uma tradução ridículo. Dos mesmos roteiristas da franquia "Se Beber Não Case", bebe da mesma fonte... etílica.


Expedição Kon Tiki (09/ago/2013)



Expedição Kon Tiki 
(Kon-Tiki)
Reino Unido/Noruega/Dinamarca, 2012
Direção: Joachim Rønning e Espen Sandberg
Elenco: Pål Sverre Valheim Hagen, Anders Baasmo Christiansen, Gustaf Skarsgård, Odd Magnus Williamson, Tobias Santelmann, Jakob Oftebro e Agnes Kittelsen
Sinopse: A história do legendário explorador Thor Heyerdal, que percorreu mais de quatro mil milhas em uma balsa no pacífico. A travessia foi uma tentativa de provar que o percurso entre a America do Sul e a Polinésia pode ter sido realizado no período pré-colombiano. 
Duração: 118 min.




Comentário:Candidato norueguês ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Bela recriação da expedição histórica. Destaca a coragem de um cientista que, em busca de provar suas teorias, arrisca a própria vida. Uma viagem emocionante e impressionante e com lindas imagens oceânicas.



Réquiem para Laura Martin (31/mai/2013)




Réquiem para Laura Martin
Brasil, 2012
Direção: Luiz Rangel e Paulo Duarte 
Elenco: Anselmo Vasconcellos, Claudia Alencar, Ana Paula Serpa, Carlo Mossy, Luciano Szafir, Fernando Muniz. 
Sinopse: Um maestro famoso e reconhecido torna-se cada mais mais obcecado por sua musa, Laura Martin. Esta mulher, uma bela musicista, faz a transcrição de todas as composições do maestro. Nasce entre os dois uma relação de sedução e possessão, prejudicada pelo casamento dele com Raquel, mulher que se esforça para compreender os desejos do marido. Mas Laura Martin não seria apenas um ser imaginário? 
Duração: 105 min.





O Que se Move (10/mai/2013)



O Que se Move
Brasil, 2012
Direção: Caetano Gotardo
Elenco: Cida Moreira, Dagoberto Feliz, Wandré Gouveia, Ane Rodrigues, Marina Corazza, Andrea Marquee, Rômulo Braga, Larissa Siqueira, Fernanda Vianna, Henrique Schafer, Adriana Mendonça, Gabriel do Reis, Beto Matos. 
Sinopse:Três famílias distintas estão tendo que lidar com a chegada - ou perda - de um filho, fato que causa uma mudança muito significante em suas rotinas. Cada núcleo irá lidar com as dores e alegrias à sua própria maneira, mas o amor sempre irá falar mais alto através da figura da mãe, mesmo que isso se expresse nas pequenas coisas do dia-a-dia.
Duração: 97 min.




Prêmios: Melhor Filme – Semana dos Realizadores 2012; Melhor Atriz (Fernanda Vianna) – Festival de Gramado 2012




Comentário:
Um filme extremamente impactante. Fala de sentimentos de três famílias, com destaque para as mães, lidando com a insuportável dor da perda. As atuações são sinceras e a forma surpreende por sua brilhante experimentação. Fernanda Vianna ganhou o prêmio de melhor atriz em Gramado, mas o prêmio deveria ser dividido com as outras mães. Belíssimo filme, que infelizmente será visto por poucos.


O Último Exorcismo – Parte 2 (10/mai/2013)



O Último Exorcismo – Parte 2
(The Last Exorcism Part II)
EUA, 2013
Direção: Ed Gass-Donnelly
Elenco: Ashley Bell, Spencer Treat Clark, Julia Garner, David Jensen, Tarra Riggs, Andrew Sensenig, Judd Lormand. 
Sinopse: Continuando exatamente de onde o primeiro filme parou, a adolescente Nell Sweetzer é encontrada suja e aterrorizada na floresta depois de escapar do ritual no qual um culto a ajudou a dar a luz a um bebê-demoníaco. Confusa, Nell é examinada por uma equipe médica, mas não se lembra de muita coisa dos meses anteriores – a não ser de que sua família está toda morta. Ela se muda para uma cidadezinha chamada Davreaux, onde começa a namorar um rapaz chamado Chris e até arruma um trabalho em um hotel local. É hora de tentar recomeçar. Mas algo não está certo. Ela começa a ser perseguida pelo mesmo demônio de outrora. Só que o seu objetivo é bem diferente desta vez. 
Duração: 88 min.



Nota no IMDb: 3.9/10
Metascore: 36/100 (16 críticas)

Tese sobre um Homicídio (26/jul/2013)



Tese sobre um Homicídio
(Tesis sobre um Homicídio)
Argentina, 2013
Direção: Hernán Goldfrid
Elenco: Ricardo Darín, Alberto Ammann, Calu Rivero, Arturo Puig, Fabián Arenillas, Mara Bestelli, Antonio Ugo, José Luis Mazza, Mateo Chiarino, Natalia Santiago, Ezequiel De Almeida, Cecilia Atán. 
Sinopse: Roberto (Ricardo Darín) é um advogado criminal que dá aulas em uma faculdade de Direito. Ele defende que um crime é revelado por meio dos detalhes. Entre seus alunos está Gonzalo (Alberto Amman), um arrogante jovem que o desafia com jogos retóricos. Paralelamente, a jovem que trabalhava no café em frente da faculdade é brutalmente assassinada e o criminoso deixa uma mensagem: "Morte a mulheres como ela". Um dos primeiros a chegar na cena do crime, Roberto passa a analisar cada detalhe, assim como seu esperto aluno, e se concentra na irmã da vítima. 
Duração: 106 min.




O Que Traz Boas Novas (10/mai/2013)



O Que Traz Boas Novas
(Monsieur Lazhar)
Canadá, 2011
Direção: Philippe Falardeau
Elenco: Mohamed Fellag, Sophie Nélisse, Émilien Néron, Marie-Ève Beauregard, Vincent Millard, Danielle Proulx, Brigitte Poupart
Sinopse: Bachir Lazhar (Fellag), imigrante argelino, é contratado para substituir uma professora do ensino fundamental, que morreu tragicamente. Enquanto a classe passa por um processo de superação da perda, ninguém desconfia o drama pelo qual passa o novo professor, que corre o risco de ser deportado a qualquer momento. 
Duração: 94 min.




Comentário:
O microcosmo da escola já rendeu grandes filmes e este é um deles. Um imigrante exilado político da Argélia procura adaptar-se ao modo de vida asséptico e protegido das crianças canadenses, mas acaba confrontando a própria dor e envolvendo-se além do permitido. Um choque cultural que parece sutil, mas é mais profundo do que se supõe. Belíssimo filme.


Uma Ladra sem Limites (10/mai/2013)



Uma Ladra sem Limites
(Identity Thief)
EUA, 2013
Direção: Seth Gordon
Elenco: Melissa McCarthy, Jason Bateman, John Cho, Jon Favreau, Amanda Peet, T.I., Genesis Rodriguez, Morris Chestnut
Sinopse: Uma mulher acha uma solução para seus problemas financeiros quando o cartão de crédito de um homem acaba em suas mãos por acidente. Mas para usá-lo, ela deverá assumir a identidade do dono do cartão.
Duração: 111 min.





Comentário:
Uma comédia que nos faz torcer para o bandido se dar bem, só porque se trata de uma gordinha carente. Funciona em alguns momentos, mas é longo demais. Toda a parte da perseguição poderia perfeitamente ser suprimida e nem notaríamos. Assitível... com boa vontade.


Elena (10/mai/2013)



Elena 
Brasil, 2012
Direção: Petra Costa
Elenco: Elena Andrade, Li An, Petra Costa. 
Sinopse: Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade durante a ditadura militar e uma adolescência vivida entre peças de teatro e filmes caseiros. Também deixa Petra, sua irmã de 7 anos.
Entre aulas de atuação e testes de elenco, o que Elena encontra é uma realidade bem diferente da esperada. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: fitas de vídeo, recortes de jornais, diários e cartas. A qualquer momento, Petra espera encontrar Elena andando pelas ruas. 
Aos poucos, os traços das duas se confundem. Já não se sabe quem é uma e quem é a outra. 
Quando finalmente encontra Elena num lugar inesperado, Petra precisa deixá-la partir.
Duração: 82 min.
Site oficial: http://www.elenafilme.com/




Comentário:
Contada como uma carta à irmã morta, o documentário é uma colagem de velhos VHSs da década de 1990. Interessante pela imersão da mãe e da própria diretora em sua história, o que permite a empatia da audiência. Ainda assim, o filme falha em vários aspectos. Como história, não tem muita coisa a contar. A própria depressão que levou a irmã ao suicídio não é bem explorada, até porque não parece haver um detonador, tratava-se aparentemente de uma melancolia congênita, mas mesmo isso não fica claro. Outro problema é a pessoalidade, que transforma o filme mais na história da própria diretora, por vezes condescendente consigo. Na média é um bom documentário, mas superestimado pela crítica, graças à intensa campanha de lançamento.





A Datilógrafa (24/mai/2013)



A Datilógrafa 
(Populaire)
França, 2012
Direção: Régis Roinsard
Elenco: Romain Duris, Déborah François, Bérénice Bejo, Shaun Benson, Mélanie Bernier, Miou-Miou, Frédéric Pierrot
Sinopse: Aos 21 anos de idade, Rose Pamphyle mora com seu pai e estar prestes a casar com o pacífico filho de um garagista. Ela poderia virar uma dona de casa, mas a jovem tem planos mais ambiciosos. Ela sai de sua cidade e tenta um emprego de datilógrafa no escritório de seguros de Louis. Mesmo se suas habilidades como secretária são fraquíssimas, o homem fica impressionado com a velocidade com a qual Rose consegue digitar. Logo o espírito competidor de Louis se desperta: ele decide aceitar Rose como sua secretária, contanto que ela treine para participar da competição de datilógrafa mais rápida do país.  
Duração: 111 min.





Comentário: 
Divertidíssima comédia romântica sobre os aos 1950 imagiários, onde as mulheres sonhavam em ser secretárias e se casar. Ótima química do casal, ritmo ágil, um filme delicioso.


Cores (10/mai/2013)



Cores 
Brasil, 2012
Direção: Francisco Garcia
Elenco: Tonico Pereira, Maria Célia Camargo, Guilherme Leite, Graça de Andrade, Acauã Sol, Pedro di Pietro, Simone Iliescu. 
Sinopse: A história de amizade e desilusão entre três jovens amigos em uma grande metrópole. Luca (31) é um tatuador e mora com sua avó. Ele mantém seu estúdio de tatuagem nos fundos da casa, em um bairro periférico da cidade. Luiz (29) mora em uma pensão no centro da cidade, faz bicos com sua moto e trabalha em uma drogaria. Luara (30), sua namorada, é uma garota que reside em um apartamento na frente do aeroporto e deposita todo seu tempo no trabalho em uma loja de peixes ornamentais para espantar a solidão e conseguir financiar uma viagem. A vida dos três amigos é marcada por uma rotina ordinária e pela alienação impregnada pela sociedade de consumo, na qual a falta de perspectiva prevalece.
Duração: 95 min.





Camille Outra Vez (10/mai/2013)



Camille Outra Vez 
(Camille Redouble)
França, 2012
Direção: Noémie Lvovsky
Elenco: Noémie Lvovsky, Samir Guesmi, Judith Chemla, India Hair, Julia Faure, Yolande Moreau, Mathieu Amalric, Jean-Pierre Léaud
Sinopse: Camille está desiludida desde que Eric, seu marido há mais de 25 anos, abandonou a casa em que moravam com sua filha para viver com uma mulher mais nova. Durante a festa de Ano-Novo, porém, Camille se vê transportada, como por mágica, para seu passado nos anos 1980, quando era adolescente. Apesar de aparentemente estar igual a quando tinha 40 anos, seus pais e suas amigas não parecem notar a diferença. De volta à escola, ela precisa se decidir se tentará mudar seu destino e não se apaixonar novamente. 
Duração: 115 min.





Comentário:
Quem nunca sonhou em voltar no tempo para reviver e consertar os erros da adolescência? Pena que o filme aproveite mal a boa premissa, com um roteiro confuso, uma direção burocrática e, principalmente, um elenco ruim. Apenas mediano.

Beije-me Outra Vez (10/mai/2013)



Beije-me Outra Vez 
(Baciami Ancora)
Itália, 2010
Direção: Gabriele Muccino 
Elenco: Stefano Accorsi, Pierfrancesco Favino, Valeria Bruni Tedeschi, Vittoria Puccini, Claudio Santamaria, Giorgio Pasotti, Adriano Giannini, Lina Bernardi.  
Sinopse: Carlo e seus amigos se reencontram após dez anos. A ocasião fortalece seus laços afetivos, desvenda novos relacionamentos e reacende antigas paixões. 
Duração: 139 min.




Amor Profundo (10/mai/2013)



Amor Profundo
(The Deep Blue Sea)
EUA/Reino Unido, 2011
Direção: Terence Davies
Elenco: Rachel Weisz, Tom Hiddleston, Simon Russell Beale, Ann Mitchell, Jolyon Coy, Karl Johnson, Harry Hadden-Paton
Sinopse: O filme se baseia na peça de 1952 de Terence Rattigan sobre Hester Collyer, esposa suicida de um Juiz da Suprema Corte que se vê envolvida em um caso com um piloto alcoólatra da Força Aérea britânica.
Duração: 98 min.




Comentário:
Uma história de amores desequilibrados, onde um lado ama mais que o outro e, assim, são fadados ao desastre. Bonito, lento e com grandes interpretações, especialmente de Weisz.


Somos Tão Jovens (03/mai/2013)



Somos Tão Jovens 
Brasil, 2013
Direção: Antonio Carlos da Fontoura
Elenco: Thiago Mendonça, Sandra Corveloni, Marcos Breda, Laila Zaid, Bianca Comparato, Bruno Torres, Daniel Passi, Sérgio Dalcin, Conrado Godoy, Nicolau Villa-Lobos. 
Sinopse: O jovem Renato Russo não tem tempo a perder: sonha ser um astro do rock. Mas ainda é cedo. Ele precisa estudar, dar aulas de inglês, tranquilizar os pais, curtir a turma, curar dores de amor e, principalmente, arrumar quem toque na sua banda. Do Aborto Elétrico à Legião Urbana, “Somos Tão Jovens” apresenta os primeiros acordes do mito Renato Russo e da turma do Rock Brasília, criadores de sucessos como “Que País é Este”, “Geração Coca-Cola”, “Eduardo e Mônica” e muitas outras músicas que marcam e transformam fãs geração após geração, iniciando a trajetória que a tornará a maior banda do Rock Brasil e Renato Russo o porta-voz da juventude urbana do país inteiro.
Duração: 104 min.
Site oficial: http://www.somostaojovens.com.br






Comentário:
Renato Russo era um gênio, mas era também um poser afetado e isso está bem claro no filme. O problema é que a "encenação" da personalidade do artista, que toma a maior parte do filme, é muito ruim. Os diálogos são absurdamente artificiais, declamados por atores muito mal dirigidos, quase nenhum se salva. A produção também é pobre, especialmente por conta da falta de figurantes, que obriga o diretor a ficar preso aos planos fechados. O que salva é a essência do momento mágico que a cultura brasileira teve naquele distante 1985 no Planalto Central. Merecia mais que um diretor experiente, mas ruim e um roteirista, Marcos Bernstein, que tem no seu currículo um filme como "Central do Brasil", mas dá a impressão que o verdadeiro autor daquele roteiro era o co-roteirista João Emanuel Carneiro. 
O resultado final é decepcionante.