Estreias no Cinema - 31/mai/2013

Sete filmes entraram em cartaz nesta semana, alguns deles já na quinta, em função do feriado de Corpus Christi.
As estreias que ocuparão o maior número de salas são: 

  • o nacional "Faroeste Caboclo", versão cinematográfica da cxanção do Legião Urbana;
  • a franquia americana "Se Beber, Não Case! Parte 3
  • e o desenho "A Fuga do Planeta Terra", que infelizmente está sendo lançado apenas em cópias dubladas, privando o público brasileiro das vozes originais de atores como Brendan Fraser, Rick Gervais, Sarah Jessica Parker e Sofia Vergara..

Dois filmes comerciais franceses:

  • "Camille Outra Vez", sobre uma mulher adulta e amargurada, que volta a adolescência para corrigir seus erros;
  • e "3 Mundos" sobre um atropelamento que mostra o melhor e o pior das pessoas envolvidas.

Para finalizar, os programadores aproveitaram a semana da Parada Gay para lançar dois documentários nacionais sobre transgêneros, que estavam engavetados:

  • "Kátia", sobre a primeira travesti eleita para um cargo público no Brasil;
  • e "Meu Amigo Claudia" sobre a trajetória da famosa travesti paulistana Claudia Wonder,  divertida e ícone da cena underground dos anos 1980.

Clique nos posters para saber mais sobre os filmes!

      


Meu Amigo Claudia



Meu Amigo Claudia
Brasil 2009
Direção: Dácio Pinheiro
Elenco: Claudia Wonder, Zé Celso Martinez Corrêa, Kid Vinil, Grace Gianoukas, Sérgio Mamberti, Leão Lobo e Glauco Mattoso.
Sinopse: Tendo a década de 1980 como pano de fundo, o filme “Meu amigo Cláudia”documenta o cenário cultural e político do País nos últimos 30 anos, com fortes menções a questões relacionadas à cultura pop,
comportamento e diversidade sexual. “Podemos ter uma noção do
engajamento político de Cláudia ao vê-la apoiando movimentos como o
das Diretas Já, ou ao cantar – ao lado de outras travestis – o Hino Nacional na Prefeitura de São Paulo”, exemplifica o diretor do filme. Pinheiro conta que, na ocasião, Cláudia foi convidada a participar da inauguração do primeiro Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, em 2005.
Marco Antônio Abrão era seu nome de batismo, mas foi como Cláudia
Wonder que a performer marcou história na noite paulistana e na defesa
dos direitos LGBT. “Nas pesquisas de materiais para o filme encontramos pérolas como o primeiro pornô brasileiro com uma travesti – ‘Sexo dos anormais’, com direção de Alfredo Sternheim –, um vídeo de sua participação na peça ‘O homem e o cavalo’, encenada por Zé Celso Martinez Corrêa e participações em longas como ‘O marginal’ e ‘A próxima vítima’”, comenta Pinheiro. O filme também revela a veia musical da multiartista que, nos anos 80, foi vocalista das bandas de rock Jardim das Delícias e Truque Sujo. Em 2007, Wonder lançou seu CD solo, denominado “Funkydiscofashion”.
Duração: 86 min.



Facebook: https://www.facebook.com/docmeuamigoclaudia
Blog oficial: http://meublog.meuamigoclaudia.com.br/


Kátia (31/mai/2013)



Kátia
Brasil 2012
Direção: Karla Holanda
Elenco: Kátia Tapety
Sinopse: Kátia Tapety tornou-se a primeira travesti eleita a um cargo político no Brasil. Foi vereadora três vezes, além de vice-prefeita. O filme é resultado de 20 dias de convívio com ela no seu pequeno município no sertão do Piauí.
Duração: 74 min.



Facebook: https://www.facebook.com/katiaofilme2
Site oficial: http://katiaofilme.com/


Os Estagiários (30/ago/2013)



Os Estagiários
(The Internship)
EUA, 2013
Direção: Shawn Levy 
Elenco: Owen Wilson, Vince Vaughn, John Goodman, Rose Byrne, Max Minghella, Bruno Amato, Dylan O'Brien, JoAnna Garcia Swisher, Chuti Tiu, B.J. Novak,  Will Ferrell
Sinopse: Dois quarentões recém demitidos tentam se adaptar como estagiários em uma bem sucedida companhia de internet, comandada por jovens de vinte e poucos anos. (1)
Billy e Nick (Vince Vaughn e Owen Wilson) são vendedores cujas carreiras foram devastadas pela era digital. Na tentativa de provar que não estão obsoletos, contra todas as expetativas eles conseguem um cobiçado estágio na Google, juntamente com um batalhão de pequenos génios. No entanto, alcançar esta utopia é apenas metade do desafio. Agora têm de competir com a elite nacional de talentos da tecnologia para provarem que a carência é a principal fonte da reinvenção. (2)
Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson) são vendedores cujas carreiras foram bombardeadas pelo mundo digital. Tentando provar que não são obsoletos, eles desafiam as chances e conseguem um estágio na empresa Google, junto com um batalhão de brilhantes estudantes. Mas ganhar o estágio foi apenas o começo. Agora eles devem competir com um grupo de elite de gênios da tecnologia provando que necessidade é mesmo a mãe da re-invenção. (3)
Duração: 119 min.



Facebook: https://www.facebook.com/OsEstagiariosBrasil
Site oficial: http://www.theinternshipmovie.com/

Se Puder... Dirija! (30/ago/2013)



Se Puder... Dirija!
Brasil, 2013
Direção: Paulo Fontenelle
Elenco: Luiz Fernando Guimarães, Leandro Hassum, Lavínia Vlasak, Bárbara Paz, Reynaldo Gianecchini, Sandro Rocha, Eri Johnson, Antonio Pedro, Lívia de Bueno, Creo Kellab, Alcemar Vieira, Renata Castro Barbosa, Cristina Flores, Saulo Rodrigues e Gabriel Palhares. 
Sinopse: Luiz Fernando Guimarães é o protagonista de “Se Puder... Dirija!”, primeira comédia do diretor Paulo Fontenelle, produzida pela Total Filmes com coprodução da Miravista. O filme será o primeiro live action brasileiro captado e editado em 3D. 
“Se Puder ... Dirija!” acompanha a história de João (Luiz Fernando Guimarães), pai ausente de Quinho (Gabriel Palhares) e ex-marido de Ana (Lavínia Vlasak). Manobrista em um estacionamento ao lado de Edinelson (Leandro Hassum), ele precisa dar um jeitinho para fugir do trabalho e ir se encontrar com o filho, pois havia prometido à ex- mulher passar o dia com a criança. A solução que ele encontra é pegar “emprestado” o carro da Dra Márcia (Barbara Paz), fiel cliente do estacionamento. Afinal, é só uma saidinha rápida. Mas encontrar o filho e voltar a tempo de devolver o carro sem que a proprietária dê por sua falta, torna-se uma grande odisséia e João se envolve em várias aventuras com seu filho, o carro, e o cachorro Moleque.
Com exibição em 3D. Duração: nd.



Facebook: https://www.facebook.com/SePuderDirija


A Música Nunca Parou (23/ago/2013)



A Música Nunca Parou
(The Music Never Stopped)
EUA, 2011
Direção: Jim Kohlberg
Elenco: J.K. Simmons, Cara Seymour, Lou Taylor Pucci, Scott Adsit, Julia Ormond, James Urbaniak, Max Antisell, Tammy Blanchard
Sinopse: Pai tenta se reaproximar de seu filho, depois que o jovem descobre um tumor no cérebro que o impede de criar novas memórias. 
Em 1967, depois de seu pai Henry Sawyer (JK Simmons) o proíbir de ver um concerto do Grateful Dead, o filho Gabriel Sawyer (Lou Taylor Pucci) foge de casa. Quase vinte anos depois, Henry, um engenheiro antiquado e amante da música das big bands, fica chocado ao saber que o filho alienado necessita uma cirurgia para remover um tumor no cérebro que cresceu muito por não ter sido tratado. Após a cirurgia, o rapaz perde a capacidade de reter a memória recente e apenas com a ajuda de uma terapeuta musical, consegue reconectar-se com as lembranças do passado.
Baseado num estudo de caso do neurologista Dr. Oliver Sacks ('Tempo de Despertar').
Duração: 105 min.



Site oficial: http://themusicneverstopped-movie.com/



Comentário:
Os livros do Dr. Sacks são fascinantes, como são as sutilezas do funcionamento do nosso cérebro, mas são difíceis de ser traduzidos em filmes. No caso de 'Tempo de Despertar', Penny Marshall, Steve Zaillian, Robert De Niro e Robin Williams fizeram um trabalho brilhante. Com um time bem mais modesto, 'A Música Nunca Parou' não consegue conectar-se com os espectadores da mesma maneira. O roteiro não demonstra claramente a evolução do quadro do paciente, nunca sabemos o que ele lembra ou deixa de lembrar. Os atores são esforçados, mas não têm carisma suficiente. Sobra a base da comovente história do pai tentando entrar no mundo do filho através da música. Um belo material, mas um resultado mais próximo de telefilme.


Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos (23/ago/2013)



Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos
(The Mortal Instruments – City of Bones)
EUA/Alemanha, 2013
Direção: Harald Zwart
Elenco: Lily Collins, Jamie Campbell Bower, Robert Sheehan, Kevin Zegers, Lena Headey, Kevin Durand, Aidan Turner, Jemima West, Godfrey Gao with CCH Pounder, Jared Harris e Jonathan Rhys Meyers. 
Sinopse: Na tentativa de salvar a mãe, sequestrada por um demônio, a jovem Clary Fray descobre a verdade sobre seu passado e sua linhagem. 
Situado na Nova York contemporânea, onde uma adolescente aparentemente comum, Clary Fray (Lily Collins), descobre que é descendente de uma linhagem de Caçadores de Sombras, um grupo secreto de jovens meio-anjos guerreiros presos a uma antiga batalha para proteger nosso mundo de demônios. Após o desaparecimento de sua mãe (Lena Headey), Clary deve unir forças com um grupo de Caçadores de Sombras, que a apresentam uma perigosa Nova York alternativa, chamada Downworld, cheia de demônios, bruxos, vampiros, lobisomens e outras criaturas mortais. Baseado na série de livros de Cassandra Clare, best-sellers mundiais.
Duração: nd.



Site oficial: http://www.themortalinstrumentsmovie.com/

Série de Livros "The Mortal Instruments" de Cassandra Clare:

  • City of Bones (publicado em 27/03/2007)
  • City of Ashes (publicado em 25/03/2008)
  • City of Glass (publicado em 24/03/2009)
  • City of Fallen Angels (publicado em 05/04/2011)
  • City of Lost Souls (publicado em 08/05/2012)
  • City of Heavenly Fire (programado para 01/03/2014)

Eu e Você (23/ago/2013)



Eu e Você
(Io e Te)
Itália, 2012
Direção: Bernardo Bertolucci
Elenco: Tea Falco, Jacopo Olmo Antinori, Sonia Bergamasco, Veronica Lazar, Tommaso Ragno, Pippo Delbono
Sinopse: Jovem introvertido diz aos pais que vai fazer uma viagem para esquiar, mas na verdade passa todo o tempo sozinho no porão de seu prédio. (1)
Lorenzo (Jacopo Olmo Antinori), um introvertido adolescente, informa aos pais que vai a uma excursão de esqui, mas acaba gastando o seu tempo sozinho no porão de sua casa. Lá, ele recebe a visita da meio-irmã Olivia (Tea Falco), envolvida com drogas. Os dois restabelecem uma relação perdida há tempos, criando um mundo particular. (2)
Duração: 103 min.



Facebook: https://www.facebook.com/pages/Eu-e-voc%C3%AA-Filme/273943796076131


Comentário:
Bertolucci não perdeu a forma. Embora este argumento possa passar a impressão de um filme menor - principalmente para quem dirigiu 'O Último Imperador' -, é uma pequena história que traduz grandes sentimentos. Um casal de meio-irmãos passa uma semana num porão aonde verdadeiramente se conhecem e amadurecem, cada um ao seu tempo. Nos detalhes, é bastante autobiográfico. Muito bom filme!


A Alma da Gente (23/ago/2013)



A Alma da Gente
Brasil, 2013
Direção: Helena Solberg e David Meyer
Elenco: Ivaldo Bertazzo
Sinopse: Dez anos depois dos ensaios de um espetáculo de dança com elenco de jovens moradores da favela da Maré, no Rio de Janeiro. Os diretores buscam esses participantes para descobrir o impacto da experiência em suas vidas. (1)
Sob direçao inspirada do coreógrafo Ivaldo Bertazzo, jovens dançarinos da Maré vivem uma experiência transformadora. Dez anos mais tarde a realidade da comunidade é revelada em suas trajetórias. (2)
Duração: nd


Facebook: https://www.facebook.com/pages/A-Alma-da-Gente/348237848619646


Por que Você Partiu? (16/ago/2013)



Por que Você Partiu?
Brasil, 2013
Direção: Eric Belhassen
Elenco: Emmanuel Bassoleil, Erick Jacquin, Laurent Suaudeau, Frédéric Monnier, Alain Uzan e Rolland Villard.
Sinopse: Quais são as razões que levam alguém a deixar seu país e sua família pra tentar uma nova vida em um outro continente?
O incrível percurso de cinco Chefs da gastronomia francesa que vieram para o Brasil em busca de novos sabores e experiências nesse doce exílio.
Duração: 94 min.



Facebook: 
https://www.facebook.com/PorQueVocePartiu


Percy Jackson e o Mar dos Monstros (16/ago/2013)



Percy Jackson e o Mar dos Monstros
(Percy Jackson and the Olympians: The Sea of Monsters)
EUA, 2013
Direção: Thor Freudenthal
Elenco: Logan Lerman, Alexandra Daddario, Brandon T. Jackson, Jake Abel, Leven Rambin, Anthony Head, Nathan Fillion, Paloma Kwiatkowski, Stanley Tucci e Douglas Smith.
Sinopse: Com base no fenômeno editorial, Percy Jackson: Mar de Monstros, continua jornada épica do jovem semideus para cumprir seu destino. Para salvar o seu mundo, Percy e seus amigos precisam encontrar o lendário e mágico Velo de Ouro. Embarcar em uma odisséia traiçoeira por águas desconhecidas do Mar de Monstros (conhecido pelos seres humanos como o Triângulo das Bermudas), eles lutam criaturas aterrorizantes, um exército de zumbis e o mal supremo. 
Com exibição em 3D. Duração: nd.



Site oficial: http://www.percyjacksonthemovie.com
Facebook: https://www.facebook.com/PercyJacksonEOMarDeMonstros












Jurassic Park 3D (16/ago/2013)



Jurassic Park 3D
EUA, 2013
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Jeff Goldblum, Sam Neil, Laura Dern, Wayne Knight, Samuel L.Jackson, Richard Attenborough, Joseph Mazzello, BD Wong, Bob Peck, Martin Ferrero
Sinopse: A Universal Pictures vai lançar a obra-prima de Steven Spielberg JURASSIC PARK em 3D, em 2013. Com sua remasterização do filme épico no mais moderno formato 3D, Spielberg apresenta o grande sucesso de bilheterias, três vezes vencedor do Oscar®, a uma nova geração de cinéfilos e permite que os fãs de longa data experimentem o mundo que ele idealizou de uma forma inimaginável na época da estreia original do filme. Estrelado por Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum, Samuel L. Jackson e Richard Attenborough, o filme baseado no livro de Michael Crichton tem produção de Kathleen Kennedy e Gerald R. Molen.
Duração: 127 min.




Site oficial: http://www.jurassicpark.com
Facebook: https://www.facebook.com/JurassicPark













Gente Grande 2 (16/ago/2013)



Gente Grande 2
(Grown-Ups 2)
EUA, 2013
Direção: Dennis Dugan
Elenco: Adam Sandler, Kevin James, Chris Rock, David Spade, Salma Hayek, Maya Rudolph, Maria Bello, Nick Swardson, Steve Buscemi, Jon Lovitz. Tim Meadows, Colin Quinn, Shaquille O'Neal, Taylor Lautner.
Sinopse: Continuação da comédia sobre um grupo de amigos de infância que se reúne depois de muitos anos. 
O elenco de estrelas da comédia Gente Grande retorna (com algumas novas adições interessantes) para mais um verão de risos. Lenny (Adam Sandler) mudou-se com a família de volta para a pequena cidade onde ele e seus amigos cresceram. Desta vez, serão os adultos que vão tomar lições de seus filhos em um dia cheio de surpresas: o último dia de aula.
Duração: 101 min.



Facebook: https://www.facebook.com/pages/Gente-Grande-2/205606902906887?fref=ts


Vendo ou Alugo (09/ago/2013)



Vendo ou Alugo
Brasil, 2012
Direção: Betse de Paula
Elenco: Marieta Severo, Marcos Palmeira, Nathalia Timberg, Silvia Buarque, André Mattos, Daisy Lucidi, Carmen Verônica, Ilka Soares, Pedro Monteiro, Maria Assunção, Nicola Lama, Beatriz Morgana, Juan Paiva, Analu Prestes, Antonio Pitanga.
Sinopse: Bisavó, avó, mãe e filha dividem uma casa luxuosa que não podem mais manter, e pela proximidade da favela, também não conseguem vender ou alugar. Agora a UPP ocupou a favela, e possíveis compradores vem ver a casa. Durante a visita começa um tiroteio, deixando todos encurralados. Diante da ameaça de vida, pequenos pecados são revelados e situações tragicômicas tomam forma, envolvendo visitantes e moradores do morro e do asfalto.
Duração: 90 min.




Facebook: https://www.facebook.com/Vendooualugoofilme


Círculo de Fogo (09/ago/2013)



Círculo de Fogo
(Pacific Rim)
EUA, 2013
Direção: Guillermo Del Toro
Elenco: Charlie Hunnam, Rinko Kikuchi, Charlie Day, Idris Elba, Ron Perlman, Clifton Collins Jr., Heather Doerksen, Burn Gorman, Max Martini, Robert Maillet
Sinopse: Robôs gigantes pilotados por humanos são criados para lutar contra aliens que querem invadir a Terra. (1)
Quando legiões de criaturas monstruosas, conhecidas como Kaiju, começaram a surgir a partir do mar, se inicia uma guerra que poderia levar milhões de vidas e consumir recursos da humanidade por anos a fio. Para combater os  gigantes Kaiju, um tipo especial de arma foi criado: robôs enormes, chamados Jaegers, que são controlados simultaneamente por dois pilotos cujas mentes estão trancadas em uma ponte neural. Mas mesmo os Jaegers estão se mostrando quase indefesos diante dos implacáveis Kaiju. À beira da derrota, as forças que defendem a humanidade não têm escolha senão recorrer a dois improváveis ​​heróis - um ex-piloto fracassado (Charlie Hunnam) e um estagiário inexperiente (Rinko Kikuchi), que são reunidos para dirigir um lendário, mas aparentemente obsoleto, velho Jaeger. Juntos, eles representam a última esperança da humanidade contra o apocalipse que se aproxima. (2)
Com exibição em 3D. Duração: nd.



Facebook: https://www.facebook.com/pacificrimmovie
Site oficial: http://www.pacificrimmovie.com/index.html